“Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus”
(Mt. 5,9)
A Pastoral da Criança é uma organização comunitária, de atuação nacional, que tem seu trabalho baseado na solidariedade humana e na partilha do saber. O objetivo é o desenvolvimento integral das crianças, da concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações preventivas e que fortaleçam o Organismo de Ação Social da CNBB.
A Pastoral da Criança não tem distinção de religião, raça, cor ,sexo opção política ou nacionalidade. A principal característica da Pastoral da Criança é a sua imensa rede de solidariedade, formada por 250 mil voluntários, que atuam em nível comunitário, e que dão sustento a todo trabalho. O voluntário da Pastoral da Criança realiza mais do que um trabalho junto às famílias que acompanha: ele tem ma missão de Fé e Vida, de fraternidade cristã, de amor e de co-responsabilidade social. Tudo começou em 1982, em uma reunião da ONU sobre a paz mundial, na Suíça. James Grant, na época diretor executivo do UNICEF, sugeriu ao Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns a criação de um projeto de Igreja para combater as altas taxas de mortalidade infantil no Brasil, provocadas principalmente pela diarréia. Em seu retorno ao Brasil, Dom Paulo procurou sua irmã, a Dra. Zilda Arns Neumann, propôs-lhe que desenvolvesse o projeto. A CNBB, indicou seu atual presidente, Dom Geraldo Majella Agnelo, na época Arcebispo de Londrina, para acompanhar a Dra. Zilda no desenvolvimento do trabalho. Em 1983, foi criada a Pastoral da Criança, como um projeto-piloto implantado na Paróquia de São João Batista, município de Florestópolis, Arquidiocese de Londrina, norte do Paraná. Neste pequeno município, onde 74% do trabalho era realizado por lavradores bóias-frias, morriam 127 crianças para cada 1000 nascidas vivas. Após um ano de atividades, o trabalho de amor e dedicação dos líderes comunitários fez este índice cair para 28 mortes para cada 1000 crianças nascidas vivas.
Em 1984, a Dra. Zilda foi convidada a apresentar o trabalho aos Bispos do Brasil, em Assembléia geral da CNBB, em Itaici, São Paulo. Com este apoio, a Pastoral da Criança cresceu, e hoje está em todo canto do país com 1.817.149 crianças sendo acompanhadas em 3.921 municípios.
(fonte: Jornal da Pastoral da Criança)
A PASTORAL DA CRIANÇA NA PARÓQUIA N. Sra DO LORETO
No dia 10 de agosto de 2004, foi implantada e acolhida com a muita alegria em nossa Paróquia, a Pastoral da Criança. Atualmente, o trabalho é desenvolvido por Cláudia, Camila, Lucilene, Maria Claudia e Neide.No segundo sábado de cada mês, temos a Missa da Pastoral da Criança.
No terceiro sábado, a Pastoral se reúne na Capela de São Sebastião e São Pedro, em Tubiacanga, às 14h, para pesagem das crianças.
No último sábado de cada mês, às 14h, acontece a pesagem das crianças. Este encontro de experiências, informações e fraternidade entre as famílias das crianças.
Se você sente o desejo de participar da Pastoral da Criança, nos procure, pois sua presença será uma grande alegria para nós.
Encontros: 3.º sabado do mês, 14h + ultimo sábado do mês, 14h (reunião e pesagem de crianças)
Coordenador: Penha
Contato: Favor, telefonar para a nossa Secretaria Paroquial.