O grande despertar catequético do século XVI, como resposta à grave situação de ignorância religiosa do povo cristão, trouxe consigo um novo impulso para a Catequese de Adultos, principalmente, através do Concílio de Trento, que tornou obrigatório aos párocos a instrução catequética aos fiéis cristãos, especialmente no domingo.
A importância do adulto para a Igreja é tão antiga como ela mesma, pois nasce com a própria Igreja. Nos primeiros séculos cristãos, toda a Catequese é voltada preferencialmente para os adultos, especialmente no contexto do catecumenato. Com a generalização do batismo das crianças e a decadência do catecumenato (séc. V) entra em crise a catequese em geral e, portanto, também a Catequese de Adultos.
“Juntamente com o Batismo e a Eucaristia, o sacramento da Confirmação constitui o conjunto dos sacramentos da iniciação cristã, cuja unidade deve ser salvaguardada. Por isso, é preciso explicar aos fiéis que a recepção deste sacramento é necessária à consumação da graça batismal. Com efeito, pelo sacramento da Confirmação (os fiéis) são vinculados mais perfeitamente à Igreja, enriquecidos de força especial do Espírito Santo, e assim mais estritamente obrigados à fé que, como verdadeiras testemunhas de Cristo, devem difundir e defender tanto por palavras como por obras”.
(CCE 1285)
Na época moderna, diversas circunstâncias, mas “sobretudo” a secularização da instrução religiosa, fazem com que surja uma «infantilização» da Catequese e conduzem a Catequese de Adultos a um estado muito precário. No século passado, continua a lamentação a respeito da ignorância religiosa dos cristãos e se recorda a disposição tridentina, principalmente, no Congresso Internacional de Catequese, celebrado em Roma, no ano de 1950, mas com resultados muito modestos.
O Concílio Vaticano II e a renovação pastoral que ele provocou deram uma contribuição para o início de mudança desse quadro. Nos anos sessenta, muitos são os catequistas e catequistas que defendem, não só a urgência, mas a centralidade e o primado da Catequese de Adultos.
Os encontros do Pré-catecumenato, Catecumenato e Mistagogia na Matriz acontecem sempre aos sábados às 15h e na Capela São Sebastião e São Pedro aos domingos às 8h.
Encontros:
Coordenadores:
Contato: Favor, telefonar para a nossa Secretaria Paroquial.