“Um instrumento de extraordinária eficácia para a edificação e expansão do reino de Deus.” (Paulo VI)
O início, foi em Dublim, a 7 de setembro de 1921, véspera da Natividade de Nossa Senhor
Todos invocam o Espírito Santo e rezam o Terço, após o que resolvem visitar, dois a dois, tal como os Apóstolos, os doentes hospitalizados. Exprimem também o desejo de se reencontrarem todas as semanas.a e,por iniciativa de Frank Duff, jovem funcionário do Ministério das Finanças, reúnem-se umas quinze pessoas para, juntas, procurar uma forma de apostolado.
A Legião de Maria acaba de nascer…
Com as suas características:
- oração em comum
- trabalho apostólico bem determinado
- reunião semanal.
E este forma de apostolado, não elaborada no começo, mas animada duma grande confiança na ação de Maria, a favor da evangelização, estende-se ao mundo inteiro.
A Finalidade e Espírito da Legião de Maria.
A Legião de Maria é um movimento internacional, católico de leigos que querem colaborar na Missão evangelizadora da Igreja.
Os seus membros praticam o apostolado direto através do contato pessoal, especialmente junto das pessoas mais afastado da Igreja.
A Espiritualidade da Legião de Maria baseia-se principalmente na fé, na ação conjugada do Espírito Santo e de Maria, na obra da Redenção e no estabelecimento do Reino de Deus, no mundo.
Os Legionários dão-se, pois, a Nossa Senhora; querem ajudá-la na sua missão de Mãe da Igreja, encarregada de criar e educar, na vida divina,os membros do Corpo de Cristo e também encarregada de combater o demônio que insiste em arrancar os homens e poder de Deus.
No exercício de seu apostolado, eles consideraram-se como “instrumento” da Rainha dos Apóstolos e, pela sua intima união com Ela, entregam à ação do Espírito Santo que é o principal agente da evangelização.
Quem pode ingressar na Legião?
Todos os católicos praticantes que o desejarem, homens e mulheres, casados e solteiros, sem distinção de classe, profissão ou cultura e até jovens abaixo dos 18 anos.
Como é constituída a Legião?
De duas categorias: legionários ativos e legionários auxiliares.
O que fazem os ativos?
Comprometem-se a orar e a visitar, num trabalho ativo de apostolado espiritual, que é orientado através de reuniões semanais obrigatórias. Como também a ler o manual, que orienta a vida legionária e mantém os legionários ligados ao ideal para o qual a Legião foi criada. A Legião de Maria é, portanto, a vida do cristão em oração e ação.
A quem os legionários ativos visitam?
Fazem visitas domiciliares a idosos, famílias enlutadas, doentes e sempre que houver necessidade de uma palavra amiga e confortadora.
Visita também hospitais, presídios, orfanatos, asilos; dentro da área consignada à Paróquia.
E os legionários auxiliares o que fazem?
As pessoas que não podem freqüentar as reuniões, nem realizar o trabalho de apostolado legionário. Mas podem contribuir com suas orações para a obra que Nossa Senhora faz, por intermédio dos legionários ativos, isto é, ajudam os legionários ativos a serem bem sucedidos nas suas visitas.
Quais são as orações diárias?
É recomendado reza do terço e da Tessera toda, tanto para ativos, como auxiliares.
Os legionários são responsáveis pela salvação dos irmãos?
Sim, deve-se trabalhar pela própria santificação e pela de todos os membros do corpo místico de Cristo e é, com esta finalidade, que os legionários trabalham.
Encontros:
Coordenador: Eugênia
Contato: Favor, telefonar para o nosso Escritório Paroquial.